Botox nos lábios

By 3 de Janeiro de 2019Blog

Botox nos lábios: indicações e resultados bem específicos

 

Botox nos lábios ou na região da boca é o assunto de hoje. É muito comum o paciente chegar falando que quer fazer botox na boca, mas na maioria das vezes esses pacientes querem fazer preenchimento na boca, aumentar ou definir os lábios.

 

O que é Botox?

 

Botox faz paralisia. Imagina você querer aumentar a boca paralisando a boca? Você não vai falar, não vai movimentar os lábios, não vai comer.

 

A toxina age de outras formas. O botox em lábios vai visar diminuir de alguma forma, em pontos bem específicos, o movimento da boca, para que a gente atinja um objetivo igualmente específico.

 

Quais indicações do Botox nos lábios?

 

O jeito de fazer toxina na boca mais comum é fazer dentro  dos códigos de barra, aqueles risquinhos que ficam na parte superior, mas também na parte inferior dos lábios.

 

Essa toxina é feita pontualmente, bem pouquinho, com aquela agulhinha específica para que você não faça uma assimetria, para que aquela ruga não vire uma boca torta. E mesmo fazendo pouquinho existe o risco de ocorrer uma assimetria.

 

É uma toxina que deve ser feita com muita cautela, bem indicada e por um profissional experiente.

 

Existe uma ruga que se forma horizontalmente acima dos lábios, na hora que a pessoa ri, o lábio reverte, dá uma leve dobradinha e essa ruga se forma em cima do lábio, como um risquinho. Esse risquinho vai marcando, então a gente também faz a toxina nessa ruga para diminuir essa reversão e não criar essa marca.

 

Existe também a toxina que a gente faz nas rugas laterais, nesse sulco que aparece quando a gente sorri, mas bem pouquinho também. É uma toxina superficial, numa quantidade mínima, cujo objetivo não é inibir o sorriso e sim inibir um pouquinho essa contratura e na grande maioria das vezes é necessário associar uma técnica de preenchimento ou de melhora da firmeza e qualidade da pele, como um Sculptra ou até um fio e até um tratamento das rugas que já estão marcadas com um laser de CO2 fracionado ou microagulhamento para poder tratar aquela linha que já está mais marcada.

 

Assimetrias

 

Outra indicação do Botox para essa parte de lábio e boca é o tratamento de assimetrias, sendo essas assimetrias inatas ou que tem alguma perda óssea ou dentária que acarretou uma diferença de sorriso e acaba marcando mais de um lado do que do outro, dá uma covinha maior de um lado do que do outro e aquilo com o envelhecimento começa a incomodar a pessoa.

 

Paralisia facial

 

Essa correção de assimetria com toxina fica muito bacana e o caso clássico que a gente trata com a toxina é o de paralisia facial. Muita gente reverte o quadro completamente e muita gente não, às vezes ficam com alguma sequela, contrai um pouquinho mais de um lado do que do outro e aquilo incomoda nas fotos, nos eventos… às vezes vai passar uma maquiagem e não fica tão bom, porque acaba marcando demais de um lado e pouco do outro.

 

Com a toxina a gente consegue fazer uma correção legal dessa paralisia facial, a gente tenta igualar as forças musculares e não deixar aquele sorriso tão aberto de um lado só e aquele olho fechadinho para um lado só.

 

É uma toxina de terço superior que tem uma satisfação para o paciente muito grande e para o profissional que aplica também.

 

Outra toxina legal de fazer nessa região da boca e que está super na moda e que eu realmente acho que é um recurso super bacana é o sorriso gengival, quem tem os dentes muitos pequenos ou que quando sorri levanta muito o lábio superior e expõe muito a gengiva na hora de sorrir. Fica um sorriso às vezes muito exagerado e que não realça tanto o rosto do paciente. Então a gente faz a toxina na musculatura para que o lábio superior não levante tanto e não exponha tanto a gengiva, deixando um sorriso mais natural, mais singelo e agradável.

 

É uma aplicação muito simples, a quantidade é pequena e normalmente tem um custo muito bom. Então quem tem vontade de fazer, vale a pena procurar um bom profissional porque é uma das toxinas que tem um preço melhor, por conta da quantidade pequena.

 

Nessa área da boca são indicações bem específicas. Se sua intenção é realçar e volumizar o seu lábio, fazer uma melhora geral do aspecto dos lábios, provavelmente você não está buscando Botox e sim preenchimentos e outros tratamentos que envolvem tanto volume quanto melhora de elasticidade local.

 

No próximo vídeo a gente vai abordar outras áreas de aplicação de toxina botulínica.