Acne: causas e tratamentos

By 6 de junho de 2019Blog
Causas e tratamentos para os diferentes tipos de acne.

Acne: por que ela aparece e como tratar?

 

O que é acne? O que são espinhas? O que são cravos?

 

Acne é causada por hormônio ou por excesso de oleosidade, excesso de sujeira dentro dos poros. Esse excesso vai causando ou o fechamento desse poro ou sujeira nesse poro, que vai acarretar em comendões ou pústulas ou nódulos ou fístulas.

 

Tipos de acne

 

A mais comum é a grau 1, constituída por cravos pelo rosto todo, mas sem espinhas, elas acontecem uma vez ou outra, na maioria das vezes a pessoa tem aquele monte de pontinhos pretos somente.

 

A acne grau 2 é composta por pústulas, pequenas bolinhas brancas que são cercadas por uma pele avermelhada, as espinhas pequenininhas. Muita gente pensa que é uma alergia e não acne, mas é o médico que vai diagnosticar o problema.

 

A acne grau 3 é aquela que tem a popular espinha interna, que são, na verdade, nódulos, espinhas que não têm um anal de saída para o pus. O pus fica internalizado, inflamando na parte mais interna da pele e forma nódulos grandes, que podem evoluir para fístulas.

 

A fístula é a comunicação de um nódulo com o outro através de rios de pus pela parte de baixo da pele e isso seria uma acne grau 4, que é a mais grave.

 

Cada tipo de acne vai ter um tipo de tratamento diferente.

 

Tratamentos

 

A primeira coisa que a gente tem que pensar é: se a acne é uma coisa que vem de dentro do meu organismo, vem dos meus hormônios, do meu dia a dia, não dá para pensar em fazer tratamentos só em consultório.

 

É preciso ter uma rotina em casa para cuidar dessa acne, para prevenir essa acne ou para manter o resultado de um tratamento feito em consultório.

 

Homens também cuidam da pele! Clique aqui e conheça os tratamentos para ELES! 

Como é esse tratamento em casa?

 

O primeiro passo é a limpeza, com o uso de um sabonete adequado para você, para o seu tipo de pele, para a sua acne.

 

Esse sabonete vai diminuir a sua oleosidade e limpar bem a sua pele, sem ressecá-la.

 

Quem tem acne adora um rosto seco, que até dá a sensação que a pele vai quebrar.

 

Só que esses sabonetes fazem um ressecamento intenso na hora da limpeza e o seu organismo vai entender que sua pele é seca e vai mandar mais óleo para a sua pele.

 

O bom sabonete, então, limpa e regula a oleosidade da sua pele sem ressecar.

 

O segundo passo é fazer um controle dessa acne, prevenindo seu aparecimento ou fazendo com que, se ela aparecer, suma o mais rápido possível.

 

Isso consiste em secativos, pomadas e géis que a gente aplica na área da acne como prevenção, às vezes todos os dias ou duas vezes na semana, dependendo do caso.

 

Uso de antibióticos

Os antibióticos tópicos em pomada ou gel também podem ser utilizados. Eles vão combater o excesso da bactéria que produz a acne, diminuindo essa população da bactéria, que mora na nossa pele, portanto ela não some. Esses medicamentos vão fazer um controle.  

 

O antibiótico também pode ser usado via oral, no caso de uma acne de mais difícil controle. Eles vão fazer uma ação mais direcionada para essas bactérias da pele.

 

O tratamento mais forte para uma acne mais complexa são os retinoides orais. O mais utilizado é a isotretinoida, o famoso Roacutan, que consiste em uma secagem das glândulas, ele vai diminuir a reatividade dessas glândulas e diminuir a oleosidade da sua pele. É um tratamento de dentro para fora.

 

É importante ressaltar que de todas essas acnes, o grau 1 é diferente dos outros, porque eles não contém pus. Os cravos não saem sem ser removidos.

 

As espinhas, as fístulas e os nódulos vão conseguir ser resolvidos com antibióticos e secativos, os cravos não.

 

Os cravos são um entupimento do seu poro, então eles têm que ser removidos através de limpeza de pele.

 

Essa história de ficar espremendo cravos no espelho pode fazer com que a bactéria que está na superfície da pele entre no poro, levando ao aparecimento de uma espinha ou até de um furúnculo.

 

Como a circulação do rosto é muito interligada com o cérebro, você pode ter uma meningite por espremer uma espinha errado ou um cravo. Então não faça isso em casa, na frente do espelho, procure um profissional capacitado.  

 

Outra coisa para prevenção de acne no dia a dia são as esfoliações. A potência dessa esfoliação, quantas vezes por semana, o momento do dia e o tipo de esfoliante a ser utilizado também precisa ser avaliado e indicado pelo médico.

 

Na continuidade da série vou falar sobre os tratamentos para cada tipo de problema, para cada pele, quais os tratamentos mais interessantes, com foco em cicatriz de acne.

 

A cicatriz de acne são aqueles machucados, imperfeições que surgem por causa da acne ao longo da vida.