Cicatriz de acne

By 17 de junho de 2019Blog
CO2 fracionado e IPCA para tratar cicatrizes de acne

Cicatriz de acne: como tratar?

 

Os dois tratamentos vão tentar cicatrizar e regenerar aquele tecido que cicatrizou de forma inestética. É como se eu estivesse dando para a cicatriz que ficou feia uma nova oportunidade de cicatrizar melhor, sem deixar uma marca feia.

 

 

Como isso é feito?

 

O laser de CO2 fracionado é feito de forma controlada eletronicamente. Eu vou programar o aparelho de acordo com o problema de cada pele, de cada pessoa, com o conhecimento técnico.

 

Então eu vou escolher a profundidade adequada e o laser vai aplicar exatamente essa profundidade escolhida. É muito segura a questão do parâmetro ser respeitado quando você usa um equipamento de qualidade e a gente tem a segurança de saber exatamente o que está sendo feito naquela cicatriz.

 

Em cada cicatriz é colocado um padrão de profundidade e um padrão de intensidade nesse tiro de laser. Além disso, os tiros são espaçados por pequenos pontinhos e eu também consigo escolher esse espaçamento.

 

Uma vez tratado com laser de CO2, nós vamos ter um machucado no fundo dessa cicatriz, que vai induzir a produção de uma nova cicatrização, porém sem inflamação, como foi na fase da acne.

 

E essa cicatrização controlada pelo laser vai fazer com que cada vez mais essas cicatrizes vão superficializando. Uma cicatriz que era profunda vai subindo até que, na maioria dos casos, ela fique lisa naquela região onde antes tinha uma cicatriz de acne.

 

Existem vários fatores que vão acarretar em um maior ou menor sucesso desse tratamento e isso vai depender muito de cada grau de acne. Às vezes em uma cicatriz você tem um sucesso enorme, em outras nem tanto. No mesmo rosto você pode ter vários graus de sucesso de tratamento, mas sempre há melhora.

 

O laser de CO2 fracionado é um laser ablativo, ele causa uma queimadura, que é controlada eletronicamente, e vai cicatrizar mais ou menos ao longo de uma semana.

 

Depois disso a pele fica sensível, tende a ficar mais vermelha nas regiões em que a gente fez o laser porque a gente machuca mais aquela região.

 

E geralmente a gente faz dentro daquela cicatriz um laser mais forte e nas regiões adjacentes um laser mais fraco, para poder induzir a formação de colágeno.

 

Nas cicatrizes, portanto, ele fica mais vermelho por um tempo. Depois disso ele vai cicatrizando e retomando a pigmentação natural da pele.

 

O laser é indicado para focar em cada buraquinho de cicatriz e superficializar a parte mais externa da pele, a parte de epiderme e um pouco de derme pelo estímulo de colágeno que a gente consegue gerar.

 

 

IPCA

 

A indução percutânea de colágeno é feita pelo roller, aquele rolinho cheio de agulhas que é popularmente chamado de microagulhamento, porém a maneira que a gente trata esse tipo de lesão é uma maneira mais agressiva, mais profunda e que deve ser desenvolvida por um médico.

 

O calibre das agulhas, a profundidade das agulhas é diferenciada e a gente, normalmente, tem que fazer anestesias e bloqueios anestésicos porque a dor tende a ser um pouco grande para um anestésico tópico.

 

Isso vai depender muito do grau de cicatriz. Quando são cicatrizes pequenas, poros pequenos muitas vezes o anestésico tópico é suficiente.

 

Mesmo assim são abordagens mais profundas que devem ser realizadas por médicos. É um tratamento que exige preparo e cuidado pós-operatório também.

 

Como essa técnica de IPCA funciona?

 

A gente faz o microagulhamento com drug delivery. Dentro dos furinhos abertos pelo roller a gente coloca medicamentos que vão promover a regeneração, cicatrização e clareamento.

 

Esse medicamento vai ser escolhido de acordo com cada caso.

 

Ao mesmo tempo essas punturas, esses furinhos, vão superficializar uma coisa que chama fator de crescimento, ou seja, fatores regenerativos que estão no nosso próprio sangue e vão ajudar na cicatrização também.

 

É um tratamento muito bacana, cujo pós é bastante tranquilo. Dá uma certa descamação, um leve inchaço, a pele fica um pouco sensível, mas dor é só na hora.

 

No dia seguinte você pode retornar ao trabalho, sua pele vai estar quase parecida com um peeling químico, um pouco mais rosadinha e levemente inchada.

 

É um tratamento que surte um resultado muito bacana, inclusive em manchas, que muitas vezes estão associadas às cicatrizes, principalmente àquelas muito graves, porque nessas cicatrizes grandes você tem uma intensa inflamação, uso contínuo de produtos para secar a acne e um uso inadequado de filtro solar, o que acaba manchando a pele.

 

O filtro solar é indispensável em qualquer tratamento de acne, desde a fase que você tem a acne, para que ela manche o menos possível, até a fase de tratamento para a acne e suas consequências.

 

O microagulhamento melhora a textura e a pigmentação da pele, é bem completo, com um resultado rápido e bem interessante.