Remoção de tatuagem à laser: saiba tudo sobre esse método inovador

By | Blog | No Comments

Remoção de tatuagem

Hoje eu vou falar daquela tatuagem indesejada. Aquela que ficou feia, mal feita, num local aparente demais, chamativa, nome de ex, ou simplesmente que não combina com você.

Antigamente uma tatuagem indesejada era uma sentença de casamento forçado: você teria que olhar pra ela pelo resto da vida, ou fazer uma maior e mais escura para cobrir.

Para quem quisesse simplesmente não ter mais tatuagem, as opções eram trocá-la por uma cicatriz maior, removendo cirurgicamente, ou fazendo lasers que removiam a tatuagem através de queimaduras, com riscos muito altos de queloide e cicatrizes feias, na maior parte das vezes.

Como podemos remover nos dias de hoje?

Hoje em dia temos o laser ND Yag Q Switched, bem direcionado para remoção de tatuagens, tornando o processo mais eficaz, estético e seguro. Porém, como todo procedimento a laser, há vários detalhes importantes a saber antes de começar seu tratamento.

É importantíssimo que o aplicador seja médico. Só um médico sabe operar com segurança um procedimento invasivo como a remoção de tatuagem. No caso de nossa clínica, a aplicação é realizada exclusivamente por médicos.

Qual é o laser utilizado?

Existem vários lasers. Mas apenas um é específico e preserva a pele, buscando atingir apenas o pigmento: Laser NdYag Q-Switched de pulso curto. Esta é a única especificação de laser para remoção realmente eficaz. É um laser mecânico, que não queima a pele e age por ondas, quebrando o pigmento. A marca de nosso laser que atende a essa especificação é o Acroma, da Plataforma Etherea, uma plataforma médica.

A remoção é dolorida. Uma dor de intensidade semelhante à dor de fazer a tatuagem. Utilizamos durante a sessão, a tecnologia Siberian, que é utilizada em todos os nossos tratamentos à laser.

Trata-se de um equipamento que deixa a pele até -10ºC negativos, congelando a superfície da pele, ocasionando a diminuição da dor. Pode-se utilizar também, anestésicos tópicos prescritos pelo médico, antes da sessão.

É comum dar bolhas quando a tinta está muito nova ou em áreas de colorimento mais denso. Pode sangrar quando a pele no local da tatuagem é muito fina. São efeitos esperados, porém que devem ser bem cuidados e observados atentamente pelo profissional assistente.

Fique atento as possíveis reações após a sessão!

É muito importante que você tenha acesso ao médico em caso de bolhas ou qualquer reação após a sessão. O cuidado atento durante a cicatrização é tão importante quanto os a qualidade do equipamento, para que o resultado final seja o mais estético possível.

No caso da Clínica Horta Duarte, nosso paciente é atendido de perto, com acompanhamento médico de qualidade.

Cicatrizes, quelóides ou manchas no local da remoção da tatuagem são riscos intrínsecos de qualquer tratamento à laser. Com a técnica e equipamentos adequados, esses riscos são minimizados.

Normalmente a pele fica como estava, mas depende muito das características da pele e da tinta utilizada. Quanto mais fina a pele, mais chances de ficar alguma marca.

Na maioria das vezes a marca fica imperceptível. Quanto mais clara a pele, menos chances de manchas claras ou escuras, apesar de que na maioria das vezes, não ficam manchas.

A remoção da tinta da tatuagem é fácil?

Quanto mais velha a tatuagem, mais fácil e rápido o processo, pois a tinta já estará menos densa e já terá sido um pouco absorvida.

A tinta preta é a primeira a sair, e normalmente sai 100%. A tinta azul e verde normalmente não saem, apenas clareiam. As outras cores costumam sair tudo, porém mais lentamente que a preta.

O médico normalmente prescreve cremes ou pomadas visando a não inflamação e a cicatrização rápida do local. É orientado compressa gelada após a sessão, até 3 dias, e uso rigoroso de filtro solar de qualidade na área tratada, até 40 dias após a sessão.

Em nossa clínica, consideramos a média de disparos de laser quando colocamos preço na sessão. Quanto mais área coberta pela tatuagem e mais preenchida e colorida ela for, maior o valor da sessão.

Consideramos a remoção de tatuagem um procedimento médico. A persistência é muito importante, visto que em algumas sessões os resultados podem ser menores que em outras.

Quanto tempo dura o processo?

Costuma ser um processo de meses, onde é comum o paciente se sentir ansioso pela demora, já que em muitos casos o clareamento mais eficaz ocorre após a 5a sessão. Os resultados mais notáveis e imediatos ocorrem em tatuagens mais velhas e sombreadas.

Espero ter esclarecido sobre o assunto. Se tiver dúvidas ou quiser agendar uma avaliação, entre em contato com a gente por qualquer um dos canais aí na tela.

Um abraço e até o próximo vídeo!

Cirurgia Ambulatorial

By | Promoção

A Cirurgia Ambulatorial é a técnica cirúrgica de pequenas intervenções, que consiste em remoção de pequenas lesões de pele como pintas, lesões de pele a serem investigadas em biópsias, remoção de clavus plantar, acantose, xantelasmas, verrugas, unhas encravadas, etc.

Os procedimentos são realizados sob anestesia local, com mínimo desconforto e retorno imediato às atividades habituais.