Preenchimento cutâneo

O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com conseqüente melhora do aspecto.

A técnica, desenvolvida por dermatologistas, pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido e que não necessita nem mesmo de anestesia na maioria das vezes. Se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha.

A técnica é mais utilizada para a correção do sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso) ou os sulcos ao redor dos lábios. Em nnosso serviço utilizamos o ácido hialurônico.

Preenchedores
O ácido hialurônico (nome comercial: Restylane, Perlane, Perfecta, Teosyal, Juvederm) é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido muito utilizado. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período.
Muito utilizado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios (“rugas dos fumantes”).

Para as chamadas rugas dinâmicas, como os “pés de galinha” ou as rugas entre os olhos, uma técnica tem se mostrado mais eficaz, o uso da toxina botulínica (Botox, Dysport, Prosigne).

Adaptado de Dermatologia.net