Depilação a laser

Home  /  Tratamentos  /  Depilação a laser

Existem diversos equipamentos utilizados para depilação a laser (e outros que popularmente são chamados de laser, mas não são), alguns com resultado mais lento necessitando de até 25 sessões dependendo do método. O resultado final normalmente é o mesmo, o que muda é o número de sessões necessárias para atingir o mesmo resultado. Em nosso serviço utilizamos o Laser de Diodo Light Sheer, aparelho com excelência e tradição em depilação a laser e que mostra em 5 sessões o mesmo resultado que a maioria dos outros precisa de 10 sessões ou mais. É importante perguntar o nome do aparelho quando for fazer orçamentos, pois o preço normalmente é menor quanto menor o resultado por sessão.

A depilação com laser necessita, no mínimo, cinco sessões para se atingir o resultado desejado. É necessário fazer a consulta de reavaliação no final do tratamento quando, a critério do médico responsável, poderá ser identificada a necessidade de eventuais sessões adicionais. Apesar da depilação com laser ser eficaz na maioria dos casos, não se pode garantir que com cinco sessões haja a eliminação completa dos pêlos. Existem variações individuais que podem alterar os resultados.

O procedimento é bem tolerado pela grande maioria dos pacientes. Algum desconforto (ardor, queimação e dor leve) pode ocorrer durante e alguns minutos após a aplicação. Alguns pacientes apresentam mais dor que outros durante o procedimento. A sensação é como se estivesse pinçando. Os cremes anestésicos EMLA ou Dermomax normalmente são suficientes para diminuir a dor, mas são desnecessários na maioria os casos.

Pode ocorrer o surgimento de pontos avermelhados e elevados ao redor dos pêlos, logo após o procedimento. Muito raramente há formações de vesículas (bolhinhas) e crostas (casquinhas), sendo efeitos transitórios. Existe a possibilidade, ainda que remota, da área tratada evoluir com manchas mais claras ou escuras. Isto é, na grande maioria dos clientes, temporário e reversível. Para diminuir ainda mais esta possibilidade a pele da região a ser depilada não pode estar bronzeada .

Conforme as orientações entregues por escrito, o paciente deve evitar exposições solares e bronzeamento artificial durante o tratamento, mesmo com o uso de filtros solares.

O médico deverá, obrigatoriamente, ser informado se o paciente for portador de herpes na região a ser depilada. É raro, mas pode haver uma crise após o procedimento. Esta crise poderá ser prevenida com medicamentos específicos desde que o médico tenha sido avisado.

Durante a aplicação serão fornecidos óculos de proteção, de uso obrigatório.

Visando o bom resultado de tratamento e de forma a minimizar as chances de efeitos indesejados, é importante que o paciente siga corretamente as instruções fornecidas, antes e após o procedimento.

O médico deverá ser informado se a paciente estiver grávida ou com suspeita de gravidez. O laser é contra-indicado na gestante.

Orientações antes da depilação:

  • Se estiver bronzeada(o) aguarde 30 dias para realizar o procedimento. Não use autobronzeadores durante o tratamento.
  • Informe ao seu médico se é portador(a) de herpes na região a ser depilada. Um tratamento preventivo poderá ser indicado para prevenir a crise.
  • Avise ao seu médico se já fez tratamento para acne (espinhas) com isotretinoína (Roacutan, Lurantal, Isoface, Cecnoin) e há quanto tempo parou.
  • Informe também se está grávida. A depilação a laser está contra-indicada nas gestantes.
  • Um mês antes do procedimento e entre as sessões não depilar com cera, não pinçar e não fazer eletrólise na região a ser depilada. Você poderá raspar ou cortar os pêlos com tesoura.
  • Agende o procedimento ligando com antecedência para o consultório de seu médico, definindo quais regiões serão depiladas. No dia anterior ao procedimento ligue para o mesmo número confirmando seu horário.

No dia da depilação:

  • O procedimento será realizado pela médica. Chegue 15 a 20 minutos antes do horário marcado pois para fazer o procedimento é necessário preparar a região a ser depilada.
  • Não se esqueça de assinar e trazer o termo de consentimento fornecido no dia da avaliação.

Orientações após a depilação:

  • Não é necessário nenhum tipo de curativo.
  • Ao chegar em casa aplique bolsas com gelo durante uma hora.
  • Aplique creme de corticóide na área depilada, em caso de regiões mais sensíveis, logo após o procedimento (a necessidade da aplicação do creme será avaliada logo após a aplicação do laser).
  • Uma a duas semanas após o procedimento a pele expulsa os pêlos depilados. Isto não significa que o procedimento foi eficaz.
  • Evite exposições solares excessivas, mesmo com o uso de filtro solares, durante o período de tratamento. Peça uma indicação de um bom filtro solar.
  • Entre em contato com a médica se houver alguma dúvida.